quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Posso ser loira?

Especialistas no assunto respondem à questão

Morenas, loiras, ruivas....Será que todas podem pintar seus cabelos da cor que lhes agrade mais? A preferida das mulheres é o loiro, seja no verão ou no inverno, esse é o tom que muitas sonham ter em seus fios. Mas será que qualquer uma pode ser loira? Alguns hair stylists explicam que o tom de pele pode interferir e muito nessa mudança de visual.

Estilo

Para o hair stylist Roger Dutra “se você quer ser loira é preciso, principalmente, ter estilo. Tecnicamente é possível, mas nem sempre combina”. Já a profissional Digna Miguez completa: “qualquer pessoa pode ter o cabelo mais claro, mas a intensidade do loiro deve ser decidida pelo profissional, levando em conta o tom dos fios e a cor da pele. Ele poderá tanto brincar com algumas ferramentas para dar naturalidade aos fios dourados quanto trabalhar com tons sobre tons, como luzes mais perto do rosto para dar destaque”.

Basta ter bom senso

Que o tom de pele influencia na cor do cabelo, já foi escrito acima, mas essa regra também possui sua exceção. “Na realidade, isso existe para tudo na vida, as pessoas devem assumir o que usam e, principalmente, saber usar ou ‘carregar’. Uma oriental ou afro-descendente pode ser loira, desde que saiba carregar isso e ter seu estilo. No geral, loiros muito claros são literalmente para peles claras. Basta saber realmente qual tonalidade escolher”, explica o hair stylist Marcos Coraza.

É recomendado dar um intervalo de pelo menos dois meses entre um clareamento e outro para que o cabelo não seja sempre exposto à descoloração, que tira a proteína dos fios.

Cabelos ruivos e negros, tanto naturais como tingidos, demoram mais de uma sessão pra ficarem loiros, isso porque o processo exige uma descoloração da raiz às pontas, para que o tom loiro se fixe nos fios.

Depois desses procedimentos a hidratação intensiva é mais que necessária para repor aos fios os nutrientes do cabelo e não deixar você com aquela aparência de cabelo de boneca, duro e sem vida.

O correto é que as loiras artificiais façam hidratação a cada 15 dias no mínimo. A primeira deve ser feita com um profissional, no salão. Da segunda em diante, a nova loira pode adquirir cosméticos com alta potência de hidratação nos salões ou perfumarias e fazer a manutenção em cada, no banho mesmo.

Após lavar os cabelos, massageie o creme hidratante da raiz às pontas por cinco minutos. Caso você tenha preguiça ou falta de paciência para fazer a massagem, compre uma toca térmica de alumínio, lave os cabelos, passe o creme e deixe e coloque a toca, permanecendo com ela por 20 minutos.
Se o cabelo estiver muito ressecado devido a clareamentos recorrentes, procure cortar as pontas a cada dois meses e evite usar o secador mais que três vezes por semana.

Se você tiver um cabelo muito fino, é importante usar um leve-in antes de desembaraçar, após a lavagem.

Outra dica importante é tomar cuidado com mar e piscina, principalmente com o cloro, pois algumas loiras ficam com os cabelos “esverdeados” ao nadar. Compre um protetor solar de cabelos e procure sempre sair do mar ou da piscina e enxaguá-los na ducha. Na falta de uma, compre uma garrafinha de água mineral e jogue nos cabelos para tirar o sal do mar e o excesso de cloro.