segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Por que usar xampu sem sal?

Muita gente usa e recomenda, mas você sabe por que o xampu sem sal deve ser usado frequentemente?

Simplesmente porque eles são menos agressivos e ajudam a recuperar cabelos danificados, judiados por processos químicos ou colorações, além de diminuir a porosidade dos cabelos e fazem uma limpeza profunda nos fios.

A função do sal (cloreto de sódio) é fazer espuma e encorpar o xampu, porém causa ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos. Por esse motivo, xampus com a substância são indicados para cabelos oleosos. No caso de cabelos tingidos, podem desbotar a vivacidade da cor. Já reparou como a água do mar resseca e queima os cabelos? Isso porque s concentrações de cloreto de sódio no mar são muito maiores.

Dermatologistas e químicos advertem que mais importante do que reparar se o produto tem ou não sal, é preciso ficar alerta com seu pH.

Produtos muito alcalinos, com pH maior que 7, abrem a cutícula do cabelo tornando-o frisado, ressecado e armado.Já os produtos ácidos, com pH menor que 7, fecham as cutículas, deixando os cabelos selados, sem frizz, com brilho e maciez.

Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, existe o mito do xampu sem sal. Qualquer um com pH maior que 3.8 pode abrir as cutículas dos fios e prejudicar a química. Dependendo do agente espessante utilizado (pra fazer espuma), o xampu sem sal pode ter um pH maior que 7.0 . Sendo assim, mais importante do que a presença ou não de sal, o que deve ser observado num xampu é o seu pH. Pois até mesmo um xampu que se diz “sem sal” pode ter um pH prejudicial para os cabelos descoloridos e tingidos, que têm as cutículas abertas fazendo com que a tinta dure menos tempo. Portanto, fique atenta ao verso da embalagem e confira o pH dos xampus que você compra.

Muitos cosmetólogos e dermatologistas defendem a tese de que todo xampu tem sal, porém algumas marcas usam o cloreto de sódio em concentrações muito baixas, somente para conferir a consistência ideal.

A linha Niely Gold Chocolate tem pH balanceado, dá pra usar sem medo!

Nenhum comentário: