terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quer desacelerar? Já experimentou meditar?


Se você acha que meditar é sentar-se em posição de lótus e ficar imóvel durante o maior tempo que resistir, você não está errada, mas também não está certa!

Esta descrição de meditação é apenas uma das maneiras de se executar esta prática, mas talvez não a ideal para iniciantes.
Simplificando bastante, você medita quando focaliza sua atenção em uma única coisa de cada vez. Nossa mente tem uma capacidade extraordinária de processar informações e por isso acreditamos que pensamos em mil coisas ao mesmo tempo. Porém, apesar da impressão de que tudo isso ocorre simultaneamente, nossa mente só pensa uma coisa de cada vez.


Ao meditarmos estamos ”limpando” nossa mente do excesso de pensamentos.
Para se iniciar neste terreno, você pode fechar os olhos em posi
ção confortável e escutar uma música instrumental. Tente focar sua atenção em apenas um instrumento de cada vez. Esta simples estratégia obriga sua mente a se concentrar em apenas um aspecto da realidade, esvaziando momentaneamente a “enxurrada” de pensamentos e lhe deixando muito mais leve.

Outra opção é aproveitar tarefas simples do dia-a-dia como, por exemplo, lavar louças e usar esse tempo para meditar. Experimente dedicar-se de uma maneira concentrada e completa. Coloque atenção em cada gesto: na temperatura da água, no som dos pratos e talheres, em tudo que envolve esta ação tão cotidiana, que geralmente fazemos de forma quase mecânica.
Experimente estes breves momentos e usufrua dos benefícios da meditação!

Nenhum comentário: